sexta-feira, 19 de março de 2010

Reflexão Final

Depois de tantas as sessões com as enfermeiras, sobre a Sexualidade, aprendi importantes informações, sobre a gravidez na adolescência, riscos da sexualidade, os afectos, os métodos contraceptivos, sobre a morfologia sexual feminina e masculina e isso tudo. Gostei de fazer aqueles jogos, pois com eles aprendi bastante. A sessão que eu mais gostei foi sobre a sessão sobre os afectos.Gostei muito como as enfermeiras falaram.
Eu gostei de "criar" este blog para área de projecto, foi uma experiência diferente, embora no meu computador nem sempre tenha dado para entrar no meu blog, mas enfim.
Eu gostei muito das aulas do 2ºperíodo, acho que mereçia Satisfaz Bem, porque me esforçei para concluir o blog, portei-me bem nas aulas e nas sessões e realizei todas as tarefas propostas.


Gravidez na Adolescência

1-Indica três riscos que possam levar a contrair uma doença sexualmente transmissivel ou levar à ocorrência de uma gravidez não desejada.

*Não usar o preservtivo, não conheçer a pessoa e ter relações sexuais, consumir álcool quando se está a tomar a pílula.

2-Indica duas causas da Ocorrência de uma gravidez na adolescência.

*Não usar métodos contraceptivos, não estar informada/o dos riscos.

3-E para ti, porque é que será que sendo nós uma sociedade informada, a gravidez entre os adolescentes continua a aumentar.

*Porque pensa-se que só aconteçe aos outros e nunca a nós, os adolescentes não têm maturidade para saber o que têm, ou não têm de fazer. Resumindo os adolescentes são uns irresponsáveis, por vezes.




segunda-feira, 8 de março de 2010

Métodos Contraceptivos



1- Os métodos contraceptivos dividem-se em reversíveis e irreversíveis. Indica dois exemplos de cada um desses tipos.
* Métodos contraceptivos reversíveis:
Naturais - preservativo masculino e preservativo feminino.
Não Naturais - pílula e o implante (químicos).

*Métodos contraceptivos irreversíveis - laqueação das trompas e a vasectomia.
2-Explica um exemplo de Método Natural (ex: método da temperatura; método do calendário; método de Billings ou do muco cervical e do coito interrompido)
* Método da Temperatura
Este método baseia-se na mediação da temperatura rectal que deve ser avaliada antes de se levantar e em jejum (durante pelo menos seis meses), verificando-se que sobe alguns décimos de grau imediatamente a seguir à ovulação e que se mantém nesse patamar durante alguns dias.
A reduzida eficácia deste método reside no facto de poderem existir oscilações de temperatura sem serem devidas à ovulação.

3- Escolhe um Método Não Natural á tua escolha e pesquisa sobre o mesmo, indicando vantagens e desvantagens da sua utilização.
* A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz para a prevenção de uma gravidez. Contém hormonas sintéticas semelhantes às produzidas pelos ovários. No entanto, a pílula só é completamente eficaz se o sexo feminino as tomar de forma continua. A pílula correctamente utilizada evita uma gravidez em qualquer altura. Isto devido a pílula ser um inibidor da ovulação (se não existe óvulo, não pode haver fecundação) e diminui a espessura da camada de revestimento interno do útero (endométrico), tornando o muco vaginal mais grosso, para dificultar a entrada dos espermatozóides. A pílula só pode ser utilizada depois de a mulher ser vista por um genecologista, sendo ele a receitar as pílulas.
**Vantagens da Pílula
. prevenção de uma gravidez não desejada;
. normalidade do ciclo menstrual;
. menstruações menos abundantes e menos dolorosas;
. algumas pílulas têm também aplicações dermatológicas que diminuem o acne;
. não interfere com a relação sexual;
. diminui o risco da Doença Inflamatória Pélvica;
. reduz 50% o risco de cancro do ovário e do endométrico;
. diminui a incidência de quistos funcionais do ovário;
. é um método fácil e prático.

**Desvantagens da Pílula
. não protege das DST(doenças sexualmente transmissivies)
. tem que haver a responsabilidade de a tomar todos os dias.


Afectos



1. O que são para ti os Afectos?
Para mim os afectos são uma "coisa" que se conquista e se ganha através dos amigos, da família e dos grupos com quem nos damos. Os afectos ganham – se através das relações que temos para com os outros (que também inclui a sexualidade, a relação de um para com o outro). Existem diversos afectos:a amizade, carinho, ódio, ternura, amor, tristeza, e.t.c...

2. Refere quais os afectos com que mais te identificas nesta fase da tua vida?

Os afectos com que mais me identifico nesta fase da minha vida é a tristeza, nos maus momentos, o amor aquelas paixões impossíveis que na maioria das vezes aconteçem, o carinho, que dou e recebo e a amizade que é uma amizade que passa por muitos altos e baixos, mas sempre acaba tudo bem. :)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Morfologia Sexual Masculina



imagem 1 imagem 2



1-Imagem 1- morfologia sexual masculina


Imagem 2- espermatozóide
2-Caracteres sexuais secundários masculinos:

Desenvolvimento corporal por aumento da massa muscular
Mudança na voz
Poluções Nocturnas
Aparecimento do Acne..


3- O que é a testosterona?

A testosterona é uma hormona sexual masculina que se forma nos testículos sob acção da hipófise, estimula o desenvolvimento dos orgãos sexuais masculinos, e é responsável pelo aparecimento dos caracteres sexuais masculinos secundários.

4- O que são os espermatozóides? Qual é a constituição do espermatozóide?

Os espermatozóides são as células reprodutoras masculinas, são células com motilidade activa, capaz "nadar" livremente, e que consistem numa cabeça e numa cauda. A cabeça, que constitui o maior volume do espermatozóide, consiste no núcleo, onde o material genético está muito concentrado. Os dois terços anteriores do núcleo estão cobertos pelo acrossoma, que limitado por uma membrana contendo enzimas, facilita a penetração do espermatozóide no óvulo. A cauda é responsável pela motilidade do espermatozóide e na área intermediária da cauda encontram-se os produtos de energia celular.
Estes vivem em média 24 horas no tracto genital feminino, porém alguns espermatozóides são capazes de fecundar o óvulo após três dias. Existem dois tipos de espermatozóides normais, um deles contém o cromossoma A (responsável pela formação de um ser do sexo feminino) e outro contém o cromossoma B (responsável pela formação de um ser do sexo masculino). Para percorrer a sua trajectória, o espermatozóide necessita de "nadar" 11 cm/h (equivalente a um homem atravessar uma piscina de 50 metros por 5 segundos). Geralmente 200 a 500 milhões de espermatozóides são depositados na parte posterior da vagina , e apenas 300 a 500 alcançam o local da fecundação. O tempo desta corrida pode ser de 5 a 45 minutos. O que vencer (o vencedor) entra no óvulo (porém a sua cauda não) e é responsável por uma nova vida.

5- Qual é a diferença entre sémen e esperma?

A diferença entre sémen e esperma é que o sémen serve de alimento para os espermatozóides. E o esperma é o liquido esbranquisado e espesso que o homem ou adolescente expulsa pela uretra durante a ejaculação.

6- O que são "sonhos molhados"?

Os "sonhos molhados" são ejaculações involuntárias que ocorrem nos rapazes entre os 10 e os 16 anos, enquanto estão a dormir (durante o sono).

Morfologia Sexual Feminina

1-Orgãos sexuais femininos externos e internos.
2-Caracteres sexuais secundários que se manifestam na puberdade:
O desenvolvimento dos seios e o aparecimento da menstruação são alguns exemplos de os caracteres sexuais.
3-O que é a progesterona?
A progesterona é uma hormona feminina, produzida pelo corpo lútero durante a 2º metade do ciclo menstrual.
4- O que é o clítoris?
O clítoris é um orgão sexual feminino, que faz parte dos orgãos sexuais externos, situa-se no ponto de união dos pequenos lábios.
5- O que é a vulva?
È a parte externa do orgão genital feminial, externamente pode ser revestida por pêlos pubicos. È constituida pelos grandes lábios, revestidos internamente por tecido muscular. Em seguida há um par de pregas mais finas, os pequenos lábios, que podem estar ou não estar inclusos nos grandes lábios.
6- O que é a menarca?
A menarca é a 1ª menstruação de uma senhora.Marca o início da puberdade e da fase fértil feminina.
7- O que é o endométrico?
O endométrico é a mucosa que reveste a parede uterina, que é formada por fibras musculares lisas e estimulado por uma hormona folicular, que se chama estradiol e pela progesterona produzida pelo corpo lúteo, (é o ovário), tem um aumento na sua espessura por ocorrer divisão celular. Não ocorrendo a implantação , o endométrico desloca-se da parede uterina e saí pela vagina, a isso chama-mos menstruação.